quinta-feira, abril 03, 2008

Escolha : " Razão / Coração "


O que te leva a fazer uma escolha ?!?!?...


Tento entender a escolha que tenho de fazer ou que fiz !!!

Penso no que me leva a determinar a escolha por aquela ou outra opção, peso os prós e contras de cada hipotese de escolha, embora que tenha perfeita consciencia que não está só nos prós e contras da escolha, mas sim no gosto ou a razão para a escolha.


Acho que todos pensamos no mesmo, na melhor escolha é certo, mas o que determina essa escolha:

- a razão, porque leva-me a acreditar, a racionalizar, que será esta a melhor forma de pensar e de me ajudar a dicidir ?

- o coração, porque leva-me gostar mais desta ou da outra hipotese, e até mesmo a me apaixonar pela hipotese em si ?


De qualquer das formas é dificil, quando se tem a razão a nos chamar a atenção para a realidade e a permitir o raciocinio mais certo para essa escolha, e o coração a palpitar por uma situação de conforto emocional, e a nos chamar a atenção pelo seu objecto de afecto...


E penso :

Razão --> Realidade --> Escolha ou Coração --> Conforto Emocional --> Afecto --> Escolha


É dificil conseguir estabelecer uma solução para este contraste, para este confronto entre emoções e realidades...


Vos digo que é a segunda vez que me vejo neste conflito de "atitudes".

Na primeira vez, não posso dizer que tenha sido mais facil, porque não o foi, mas foi diferente...

A idade era outra, os sonhos tambem eram outros, foi há uns 8 anos. Não tinha ainda 30 anos, e nessa altura a realidade era uma coisa assustadora quando eu proprio fui confrontado com essa Escolha...

Obtei pela razão, foi dificil, muito dificil as consequencias, mas continuei em frente...


E agora aqui estou...

Com a mesma Escolha e novamente optei pela Razão... Consequencias ???

Vamos ver o que a vida nos tras e reserva, o que tem de ser, será, e Ela que me vai indicar o caminho, e me vai dizer como hei-de agir confrontado com as consequencias, sem dramas, nem conflitos, mas com muita vontade para Amar...


O importante é estarmos aqui para ser confrontados com estas ou outras escolhas...

E se há importancia a dar, é a isto que temos que dar importancia, a nós, à vida!!!... Este é o Caminho.

1 comentário:

  1. A maior parte de nós vive o drama de achar que tem que fazer escolhas.
    Escolher implica que, por uma qualquer razão, mais ou menos velada ou consciente, a vida não corre de acordo com uma ideia ou referencial que temos como certo ou desejável.
    Desse desencontro entre a vida e o sonho ou desejo, resulta uma sensação de mal-estar que nos obriga a mexer, a sentir que temos que fazer qualquer coisa, que há que fazer escolhas. Estamos basicamente a olhar para a vida e a rebelar-nos, reclamando da falta de respeito da mesma, por não nos proporcionar aquilo a que achamos que temos direito.
    Escolher, seja entre o que for, é a nossa tentativa de conduzir a vida para aquilo que entendemos ser o que nos fará sentir bem. Porque tudo tem a ver com essa idéia de nos sentirmos bem - a busca daquilo a que cada um chama a sua felicidade.
    Faz sentido num mundo de sonhos em que se buscam outros sonhos e em que o estado de dormência ou de adormecimento não nos tira da realidade, mas nos impede, porque adormecidos, de a viver plenamente.
    O estranho da natureza humana é que, nos momentos em que podemos acordar de um longo sono e entrar na realidade (a sensação de desconforto é a alarme do relógio da vida), decidimos que temos que escolher... entre premanecer adormecidos, seguindo a via da razão que argumenta a favor do sonho e o acordar para a existência, seguindo a via do que se sente. Em regra, o que do que se sente se valoriza, não é o que decorre da experiência da realidade, do amor, mas o que resulta da não concretização dos sonhos. Partindo desta premissa, a razão vence e adia-se o momento de despertar, a vida, o amor, e continua-se no mundo dos sonhos, muitas vezes pesadelos e, por força do treino, num mundo de ninguém, em que se vegeta.
    Há quem entenda que tenha que fazer escolhas... por medo.
    Eu tento estar atento aos momentos de desconforto em que acho que tenho que fazer escolhas... porque significa que, ou não acordei ou estou a adormecer outra vez.
    Depois de despertar, de provar o gosto da existência, recuso-me a permanecer adormecido.
    A escolha... é cada vez menos um caminho para mim. Aceitar é cada vez mais a minha forma de existir. Porque a felicidade não é o objectivo, mas a realidade em que tento permanecer.

    ResponderEliminar

Abraço-Te